Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

Secretário-executivo recebe comissão do Timor-Leste no Ceará

Objetivo da visita dos timorenses a Fortaleza foi conhecer Programas de Microcrédito Produtivo promovidos pelo MTE relacionados com a área trabalhista

Fortaleza, 22/04/2009 - André Figueiredo, secretário-executivo do Ministério do Trabalho e Emprego, e o superintendente Regional do Trabalho e Emprego no Ceará, Papito de Oliveira, receberam no último dia 17 uma Comissão Governamental representativa do Timor-Leste. O objetivo da visita da delegação timorense à capital do Ceará foi conhecer o Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO).

Compuseram a comissão, o secretário de Estado e Formação Profissional e Emprego, o diretor nacional de Emprego, a assistente executiva e protocolar, o diretor nacional de cooperativas do Ministério da Economia e Desenvolvimento e o consultor da Organização Internacional do Trabalho em Timor-Leste

A delegação visitou também o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), responsável por muitos financiamentos de microcréditos no estado. Além da visita feita ao BNB, os timorenses conheceram o denominado Banco Palmas, situado em um bairro na periferia da capital cearense.

O Banco Palmas, que também já recebeu a visita do ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, destaca-se por ter implantado sua própria moeda e fornecer empréstimos à sua comunidade, possibilitando assim a expansão econômica do banco.

Programa de Microcrédito - É uma ação que visa incentivar a geração de trabalho e renda por meio de estímulo ao crescimento dos microempreendedores populares, reduzindo assim as desigualdades sociais e econômicas. Para fazer parte do Programa, as organizações se habilitam na qualidade de Instituições de Microcrédito Produtivo Orientado (IMPO), ou de Agente de Intermediação (AGI). As primeiras são responsáveis pelo atendimento ao microempreendedor, oferecendo-lhe crédito e orientação. E as AGIs financiam a atuação das Instituições.  

Para propiciar a habilitação e a difusão de informações sobre o microcrédito, o MTE, coordenador do Programa Nacional, promove eventos e reuniões setoriais; estudos; propostas gerenciais e normativas, e ainda planos de intervenção que produzam tanto o fortalecimento institucional, quanto à ampliação do número de microempreendedores atendidos e sua qualificação.

O empreendedor que pretende solicitar um empréstimo ou obter mais informações pode acessar www.mte.gov.br/microcredito ou ligar 0800-285-0101 (para as regiões Sudeste, Nordeste e os estados do Amapá, Amazonas, Roraima e Pará) ou 0800-61-0101 (para as regiões Sul e Centro Oeste e os estados do Acre, Rondônia e Tocantins).

Em 2008 foram destinados R$ 1,8 bilhão de recursos para esses empreendedores, a maioria deles (64%) era mulher. De 2005 a 2008, o valor repassado cresceu 200%.

 

Assessoria de Imprensa SRTE/CE

 


 






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas