Interessados em participar do evento promovido pela SRTE/PR podem se inscrever até o dia 7 de outubro
Paraná, 05/10/2009 - O '6º Seminário de Boas Práticas de Segurança e Saúde no Trabalho', promovido pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Paraná (SRTE/PR), será realizado em Foz do Iguaçu, na próxima quinta-feira (8). O evento faz parte de um projeto da SRTE/PR para combater e prevenir os acidentes e doenças ocasionadas pelo trabalho. O seminário é voltado a empresários, trabalhadores, entidades sindicais, universitários e representantes do poder público da região. O 'Boas Práticas' abrangerá 24 municípios da região Oeste e deverá contar com a participação de 250 pessoas.
A abertura do evento será realizada pelo superintendente do Trabalho e Emprego no Paraná, Alvyr Pereira de Lima Junior. Para participar basta se inscrever pelo telefone (41) 3901-7555 ou pelo e-mail boaspraticas.srtepr@mte.gov.br. Mais informações poderão ser obtidas pelos telefones (41)3901-7555 e 3901-7561. O evento será realizado no Mercure Grand Hotel Internacional Foz (Rua Almirante Barroso, 2008, no Centro).
Conforme a chefe do Serviço de Administração da SRTE, Leila Raboni, nessa edição, além de convidar as empresas que geraram benefícios previdenciários decorrentes de acidentes ou doenças do trabalho em 2007, a SRTE/PR estendeu a participação para os segmentos econômicos que apresentam maiores riscos de doenças ocupacionais e acidentes como supermercados, instituições de ensino, serviços de saúde, instituições financeiras, entre outras. "Queremos conscientizar as entidades de Foz do Iguaçu e região da necessidade de prevenção de acidentes e por isso a ampliação do convite", completa.
Para o representante da Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (FECOOPAR), integrante da Comissão Tripartite, Carlos Roberto Gonçalves, o seminário é uma oportunidade para reunir os setores patronais e laborais por uma causa importante. "A realização do Projeto Boas Práticas em Foz do Iguaçu, chamará a atenção das empresas do Oeste para a redução de acidentes de trabalho ocorridos na região e também mostrará a importância da prevenção para empregadores e trabalhadores", comenta. A realização do evento em Foz conta com o apoio da Federação do Comércio no Paraná (Fecomércio Sesc Senac) e da Itaipu Binacional.
Programação - Durante o dia 08 pela manhã, será apresentado pelo auditor Fiscal do Trabalho, chefe do Setor de Segurança e Saúde no Trabalho da SRTE/PR, Ênio Bezerra Soares, um balanço e diagnóstico das questões acidentárias e de doenças ocupacionais em segmentos econômicos da região de Foz do Iguaçu seguida de Audiência Pública, conduzida pela auditoria Fiscal do Trabalho, Lenita Maria Stankiewicz e o procurador do Ministério Público do Trabalho /Procuradoria Regional no Município de Foz do Iguaçu, Dr. Enoque Ribeiro dos Santos.
Na parte da tarde serão abordados os temas 'O Nexo Técnico Epidemiológico e os Acidentes de Trabalho'; ministrado pelo doutor Paulo Cezar Andrade Almeida, representante do Ministério da Previdência Social; 'A Importância da CIPA como fator de transformação do ambiente de trabalho', com a auditora do Trabalho Lenita Stankiewicz; 'Ações Regressiva', com o Procurador Dr. Marcelo Goski Borges, da Advocacia Geral da União; e 'Ergonomia e Motivação', proferido pelo fisioterapeuta e especialista em Engenharia e Segurança do Trabalho Roberto Schaefer.
Boas Práticas - O projeto concebido pela SRTE/PR tem o intuito de promover e incentivar práticas educativas de Saúde e Segurança no Trabalho e consiste na realização de uma série de encontros pelo interior do estado. Após a apresentação do projeto, as empresas interessadas terão um prazo de 30 dias para a adesão, apresentando-se um plano de ação que vise reduzir acidentes de doenças ocupacionais no seu ambiente laboral. As empresas inscritas serão acompanhadas pela comissão tripartite e certificadas se atingirem as metas de redução de acidentes e doenças propostas em seu planejamento.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537/6981 - acs@mte.gov.br