Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

Senaes realiza reunião sobre Projeto Brasil Local

Projeto promove desenvolvimento local com incentivo à criação de empreendimentos de Economia Solidária e também o fortalecimento dos existentes

Brasília, 26/03/2010 - A Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes) promoveu esta semana reunião, no Ministério do Trabalho e Emprego, com técnicos e entidades executoras conveniadas para debater sobre o 'Projeto Brasil Local', que tem como objetivo promover o desenvolvimento local através do fomento à criação de empreendimentos de economia solidária e também o fortalecimento daqueles já existentes.

Durante a reunião foram apresentados o balanço do programa; as entidades que executarão a ação; e os objetivos, metas e resultados esperados dos projetos conveniados.

Desde 2006, a Senaes vem desenvolvendo a ação de Promoção do Desenvolvimento Local e da Economia Solidária, através do Projeto Brasil Local. Até 2008 foram capacitados 1.500 agentes comunitários e 532 agentes acompanharam aproximadamente 700 empreendimentos solidários, onde participam 45 mil trabalhadores nas 27 unidades da Federação. O projeto vem sendo executado em 398 municípios e as entidades pretendem realizar 15.398 visitas técnicas de acompanhamento.

O projeto é executado por meio dos Agentes de Desenvolvimento Solidário, que tem a função de promover a economia solidária junto às comunidades. "Os agentes são escolhidos nas comunidades e tem a atribuição de incentivar o processo de promoção da economia solidária. Eles acompanham os empreendimentos solidários, mobilizam as comunidades. O agente é um articulador social", explicou Antonio Haroldo, coordenador  da Senaes.

Serão beneficiadas diretamente 74.176 pessoas e 194.647 pessoas indiretamente. O projeto vai beneficiar comunidades de baixa renda em áreas urbanas e rurais; empreendimentos econômicos solidários; mulheres em áreas urbanas e rurais; povos tradicionais (quilombolas, indígenas, ribeirinhos, pescadores); beneficiários do Programa Bolsa Família; trabalhadores desempregados; comunidades contempladas pelos Territórios da Cidadania; entre outros.

O Coordenador da Senaes comentou as principais ações do projeto. "Há 5 blocos de ações algumas delas são: formação e capacitação dos trabalhadores dos empreendimentos, promoção de encontros, reuniões e seminários e a constituição, formalização e fortalecimento de empreendimentos solidários como associações, cooperativas e grupos de produção", disse Haroldo.

Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537/6981 - acs@mte.gov.br






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas