Dados do caged demonstram que sete dos oito setores da economia do país apresentaram crescimento no ano passado
Brasília, 20/01/2010 - O resultado final do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do ano de 2009, traz uma expansão quase que generalizada nos setores de atividade econômica do país. No ano, sete dos oito setores tiveram expansão. O setor de Serviços aparece em destaque, com mais de 500 mil novos postos gerados, seguido pelo Comércio com 297 mil, Construção Civil com 177 mil e Indústria de Transformação com 10 mil. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (20) pelo ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, durante coletiva em Brasília.
Confira aqui os dados completos do Caged.
No setor de Serviços, que lidera a lista, a alta é justificada pelos subsetores de Serviços de Comércio e Administração de Imóveis (166mil); Serviços de Alojamento e Alimentação (162 mil) e Serviços Médicos e Odontológicos (78 mil), recorde em relação a toda a série do Caged. O único setor que apresentou queda no emprego formal foi a Agricultura (-15 mil) em razão da sazonalidade.
"O Brasil é o país que mais gerou empregos em 2009 entre os integrantes do G-20, o que nos dá certeza de termos acertado nas políticas públicas de combate à crise econômica mundial. Estados Unidos e Europa estão apresentando saldos negativos, e os países da América Latina estão nos procurando para aprender como fizemos para escapar da crise que afetou o mundo todo", afirmou o ministro Lupi.
O Caged é um banco de dados constituído por informações fornecidas pelos empregadores, a partir do número de carteiras de trabalho assinadas e das demissões registradas no documento, portanto os dados são numéricos e não apenas estatísticos.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 6879 / 6540 - acs@mte.gov.br