Ação gera carteira assinada para 440 lavradores e multas sobre o FGTS
Belo Horizonte, 05/08/2008 - Uma vitoriosa ação fiscal da Superintendência Regional do Trabalhoe Emprego de Minas Gerais alcançou 1.271 trabalhadores e resultou na formalização de 440 registros de emprego. A operação ocorreu em seis fazendas de café localizadas nos municípios de Capelinha, Angelândia e Água Boa, região do Vale do Jequitinhonha, nordeste do estado.
Responsáveis por essa ação, os auditores fiscais da Gerência Regional de Teófilo Otoni constataram diversas irregularidades que vão desde o descumprimento das normas regulamentares (gerando a falta de segurança no trabalho) até a prática da informalidade que ocorre sempre quando o trabalhador não tem vínculo empregatício, ou seja Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) assinada.
Com o encerramento das atividades, no último dia 31, a equipe contabilizou a emissão de 17 autos de infração e o recolhimento de cerca de R$ 6,3 mil, fruto dos pagamentos das diferenças nos valores devidos do FGTS.
Para os próximos períodos, a Superintendência de Minas estará investindo em ações para reprimir o trabalho informal e garantir o cumprimento das normas de segurança e saúde para o trabalhador do meio rural.
Assessoria de Imprensa da SRTE/MG