Evento foi organizado pelo Núcleo de Igualdade e Oportunidades da SRTE/MG e contou com apresentações culturais e debates
Belo Horizonte, 03/12/2008 - A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Minas Gerais (SRTE-MG), através do Núcleo de Igualdade e Oportunidades (NIO), realizou em seu auditório o evento "Tarde da Consciência Negra". Apresentações culturais e debates com diversas autoridades que lidam com a promoção da igualdade racial fizeram parte das ações para comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra, ocorrido em 20 de novembro. A data lembra o dia em que Zumbi, o líder do Quilombo dos Palmares e um dos principais símbolos da resistência negra à escravidão, foi assassinado em 1695.
Entre as apresentações culturais, o grupo de Dança Afro Swingando, que foi criado em 2003 e possui 25 componentes, na faixa etária de 11 a 24 anos, participou da programação. Outro grupo que agitou o público presente foi o Tokimlata, criado também há 4 anos e que possui 18 componentes de 12 a 24 anos. Segundo o coordenador do Tokimlata, José Antônio Inácio, o grupo faz parte do Programa FICA VIVO que tem como principal foco a diminuição do indíce de criminalidade do Conjunto Paulo VI, Regional Nordeste de Belo Horizonte. A apresentação dos membros do Tokimlata mostrou a habilidade dos meninos com os instrumentos de percussão que são feitos de materiais recicláveis.
O evento contou com a presença do secretário Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, Nilo Nogueira, que apresentou as principais diretrizes e ações afirmativas da Secretaria na promoção de igualdade racial no país.
No decorrer dos debates, a professora Vânia Diniz, que também é socióloga, apresentou um breve histórico do negro no Brasil . O professor Vicente Oliveira da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) participou amplamente dos debates, mostrando a importância dos negros nas escolas de nível superior.
Foram aprovados os seguintes pontos durante os debates: elaboração de um censo sobre a comunidade negra; cumprimento da Lei 10639; oficialização do evento por meio de publicação de Portaria e fiscalização para exigir o cumprimento da convenção 111 da Organização Internacional do Trabalho.
Participaram do evento cerca de 100 convidados, entre servidores e representantes de órgãos e entidades da região metropolitana de Belo Horizonte. Entre as autoridades, estavam presentes os professores Vânia Diniz, socióloga, historiadora, ex-coordenadora para Assuntos da Comunidade Negra da Prefeitura Municpal de Belo Horizonte e integrante do Movimento Sócio-racial de Santa Luzia e BH ; Vicente Oliveira da UEMG e membro do Núcleo de Estudos - Afro- Brasileiros; José Antônio Inácio, coordenador geral do Grupo Cultural Arautos do Gueto, da Comunidade do Morro da Pedra e coordenador do Grupo Tokimlata do Núcleo Ribeiro de Abreu, que faz parte do Programa Fica Vivo da Secretaria de Estado de Defesa Social; o coordenador do Grupo Cia de Dança Swingando, do Morro das Pedras, Romanelli Silva Paulino; a coordenadora Municipal de Assuntos da Comunidade Negra (COMACON) de Belo Horizonte, Maria das Graças Rodrigues , a servidora Valéria Regina Neves; o superintendente Regional do Trabalho e Emprego Substituto, Roberto Simão e a coordenadora do NIO, Reginélia Catharina Glicério.
Assessoria de Imprensa da SRTE/MG