Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

SRTE/PR completa 69 anos

Em comemoração a quase sete décadas de serviço ao trabalhador paranaense, servidores e colaboradores se reúnem após o expediente

Paraná, 06/05/2009 - A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Paraná (SRTE/PR) completa nesta quarta-feira (6) 69 anos de atividade em prol dos trabalhadores. Há sete décadas a SRTE/PR realiza atividades como a execução da fiscalização do trabalho, inspeção das condições ambientais de trabalho e aplicação da Legislação Trabalhista. Cabe também à superintendência orientar trabalhadores de forma individual ou coletiva e emitir carteiras de trabalho, contribuindo assim para melhores condições de trabalho no país.

Outra preocupação da Regional do MTE no estado do Paraná, durante estes 69 anos de existência,  está relacionada à Saúde e a Segurança do Trabalhador, através da realização e divulgação atividades e medidas de prevenção, de projetos e de programas sobre o tema. Exemplo recente é a criação do projeto 'Boas Práticas de Segurança e Saúde no Trabalho', disseminado pelo estado por meio de seminários que visam orientar empregadores, trabalhadores, entidades sindicais e poder público a respeito de medidas de prevenção.

Histórico - A SRTE/PR foi criada em 6 de maio de 1.940, por meio do Decreto-Lei 2.168, em substituição às Inspetorias Regionais do Trabalho. Em seguida, foram criadas as Subdelegacias do Trabalho de Londrina e Foz do Iguaçu. Nos anos 90, Ministério do Trabalho e da Previdência Social foram fundidos, e as então Delegacias Regionais do Trabalho foram agregadas ao Instituto Nacional de Seguro Social.

Em 1992 foram abertas outras três Subdelegacias, localizadas nas cidades de Ponta Grossa, Cascavel e Maringá. Um ano depois os Postos de Atendimento transformaram-se nas atuais Agências de Atendimento, com jurisdição definida e subordinadas à DRT ou Subdelegacia da região da qual está inserida.

Em janeiro de 2008, com base no decreto presidencial 6.341 de 2008, a então DRT/PR passou a ser denominada Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Estado do Paraná (SRTE/PR) e as Subdelegacias do Trabalho - existentes nos municípios de Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu - agora estão intituladas por Gerências Regionais do Trabalho e Emprego.

Com as recentes alterações, coube ao superintendente regional do Trabalho e Emprego (antigo delegado) executar, supervisionar e monitorar todas as ações do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), especificamente as de qualificação profissional.

Com informações da SRTE/PR






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas