Evento foi realiza em Cuiabá e faz parte de uma série de iniciativas do MTE para combater o trabalho análogo ao de escravo no país
Mato Grosso, 01/02/2010 - A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Mato Grosso (SRTE-MT) e a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso (Sejusp) realizam a abertura da Semana Nacional de Combate ao Trabalho Escravo na última quinta-feira (28). O evento faz parte de uma série de iniciativas do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que tem como objetivo principal difundir os dados relativos às ações de combate ao trabalho análogo ao de escravo.
O evento debateu a questão da conscientização sobre o trabalho escravo como mazela social, além de ter lembrado os seis anos de impunidade da chacina de Unaí (Minas Gerais), ocorrida em 28 de janeiro de 2004, contando com a presença de diversas entidades.
As manifestações têm o intuito de destacar a necessidade de aprovação da PEC 438/01, que prevê expropriação de terras onde esteja comprovada a prática de trabalho degradante. A Frente Nacional quer coletar assinaturas junto à população para agilizar o andamento do projeto.
SRTE-MT divulgou um balanço de resgate do trabalho escravo de 2009, número de operações realizadas pela Superintendência e ações em conjunto que devem ser realizadas pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública e a superintendência em 2010. Durante o evento, foi realizado ainda um ato ecumênico em comemoração ao dia do auditor fiscal.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537/6981 - acs@mte.gov.br