Oficinas de origami e apresentações teatrais são utilizadas para conscientizar os servidores sobre impacto do lixo plástico no meio ambiente
Belo Horizonte 24/06/2008 - A Comissão para Coleta Seletiva Solidária da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Minas Gerais realizou mais uma atividade alusiva à Campanha de Sensibilização de Coleta de Resíduos Recicláveis junto aos servidores da sede, em 30 de maio.
O engenheiro ambiental Diogo Tunes Álvares da Silva, representante da Associação de Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável de Belo Horizonte (Asmare), e Andressa Fonseca, representante da Cooperativa Solidária dos Reciclados de Barreiro e Região (Coopersoli), ministraram palestras sobre o impacto do uso excessivo de sacolas plásticas no meio ambiente.
O evento teve ainda uma oficina de Origami - técnica japonesa de dobrar papel - e a apresentação dos grupos de teatro Cara e Coragem, da Asmare, e do Grupo de Mobilização da Superintendência de Limpeza Urbana da Prefeitura de Belo Horizonte, que abordaram a responsabilidade social frente à coleta seletiva. O superintendente Regional do Trabalho e Emprego Osman Miranda de Sales encerrou as atividades homenageando as mães da Casa que foram presenteadas com uma sacola ecológica.
A partir do segundo semestre de 2008, a Comissão percorrerá as Gerências do estado mineiro promovendo ações de conscientização visando viabilizar a implantação do Projeto Coleta Seletiva Solidária (PCSS) em cumprimento ao Decreto 5.940 de 2006, que determinou a separação e destinação de resíduos recicláveis dos órgãos públicos federais para cooperativas e ou associações de catadores de materiais recicláveis.
Termo de Compromisso - Na sexta-feira, 13 de junho, o superintendente recebeu a Comissão de Coleta Seletiva da SRTE/MG para firmar Termo de Compromisso com a Coopersoli, representada no ato por Andressa Fonseca. Pelo acordo a entidade está habilitada para recolher, durante seis meses, os materiais recicláveis na sede da SRTE/MG.
A CCSS colocou à disposição dos servidores coletores papel, plástico, vidro e metal, em todos os andares da sede da SRTE/MG, desde o dia 19/06.
Assessoria de Imprensa SRTE/MG