Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

Uma sala de aula prática e diferente

Alunos do Consócio Social da Juventude do Goiás recebem qualificação profissional dentro da própria usina. Segundo os administradores da instituição, os alunos que se destacarem e se adaptar ao perfil, terão grandes chances de serem admitidos

Foto: Divulgação

Alunos do CSJ no local aonde estão sendo realizadas as aulas

Alunos do CSJ no local onde estão sendo realizadas as aulas

 

Brasília, 30/07/2008 - O Consórcio Social da Juventude (CSJ) do Estado de Goiás tem realizado um trabalho diferenciado na qualificação profissional profissional. Dos 105 jovens que estão sendo treinados em Goiás, 86 deles estão assistindo aula na própria usina de fabricação de álcool, localizada no município de Vila Boa (GO). A inovação do projeto não é apenas a qualificação dentro da usina, mas a chance real de contratação dos jovens participantes.

Em Vila Boa, município com cerca de 5 mil habitantes, 160 km distante da Capital Federal, a usina é considerada a base econômica da cidade. Segundo o diretor administrativo da Alda Participações e Agroindústria, Daniel Sampaio, a maioria dos funcionários não é da região. "Precisamos de mão-de-obra qualificada e, normalmente, não encontramos na cidade. Com o projeto, os jovens recebem qualificação de acordo com o perfil da empresa e aqueles que se destacarem e tiverem perfil profissional para a vaga, serão absorvidos", explica.

A estudante Cilene Vieira Rodriguez Santos, 21, aluna do CJS está motivada com a possibilidade de conseguir o primeiro emprego. "Aqui em Vila Boa, os jovens dificilmente encontram trabalho. Realmente estou feliz e com esperança de conseguir uma vaga", completa.

Para aprender uma profissão, os estudantes foram divididos em setores dentro da empresa. No setor de Pesquisa, Desenvolvimento e Meio Ambiente da usina, por exemplo, vinte estudantes estão aprendendo a monitorar a qualidade das águas e dos rios, a fumaça da caldeira e os resíduos sólidos. "A área de meio ambiente é estratégica dentro da empresa. Só temos permissão para funcionar porque recebemos, anualmente, uma licença ambiental do Estado de Goiás", explica Gerson Bosse, funcionário da usina e monitor dos alunos.

CJS do Goiás e Entorno do DF - O Consórcio Social da Juventude é um projeto do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em parceria com a Confederação Nacional dos Evangélicos (Conae). O Projeto está dando oportunidade de qualificação gratuita a 1.850 jovens, que vivem em Goiânia, Águas Lindas, Valparaíso, Luziânia, Santo Antônio, Aparecida de Goiânia, Cidade Ocidental, Planaltina de Goiás. Eles ainda recebem auxílio financeiro durante o curso.

O curso terá duração de 10 meses (400 horas), sendo 200 horas de qualificação básica (Valores Humanos, ética e cidadania; Inclusão Digital; Educação, saúde e qualidade de vida; Prática Esportiva; Empreendedorismo e Economia Solidária; e Ações de Estímulo e Apoio à elevação escolar) e mais 200 horas de oficina-escola (Oficina de manutenção de computadores e celulares; Oficina de instalação de som / Injeção Eletrônica; Oficina de telemarketing; Oficina de corte e costura; Oficina de administração; Oficina de Turismo e Hotelaria; Oficina de Comércio e Vendas e Oficina de Serviços Pessoais).

A meta de inserção desses jovens no mercado de trabalho é de 30%.

 

Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas