Brasília, 10/10/07 - A Feira de Economia Solidária de Vianópolis (GO) começa na próxima sexta-feira, dia 12. Realizada na Região da Estrada de Ferro a feira reúne produtores, cooperativas, artesãos e trabalhadores rurais com o objetivo de promover o comércio justo e o consumo consciente, voltado para a preservação ambiental.
Os organizadores esperam, com esta feira regional, promover a comercialização de produtos originários da agricultura familiar, artesanato, confecção, calçados, cintos, bijuterias, além de firmar o evento como um espaço de trocas solidárias, de oficinas, de apresentações culturais e de rodadas de negócios.
A economia solidária é uma forma diferente de produzir, de vender, comprar e trocar o que é preciso para sobreviver. "É uma forma de promover a economia sem explorar ninguém, sem querer levar vantagem, sem destruir o ambiente. Cooperando, fortalecendo o grupo, sem patrão nem emprego, cada um pensando no bem de todos e no seu próprio bem", explica Odília Rogado, da coordenação do Fórum Goiano de Economia Solidária.
A I Feira faz parte do Programa Nacional de Economia Solidária. A realização é do Fórum Goiano de Economia Solidária e do Conselho Territorial de Desenvolvimento Rural.
Programação
Dia 12 (Sextas-Feira)
10h30 - Apresentação do Grupo de Fiandeiras de Bela Vista de Goiás
13 às 14 horas - "Campanha da Economia Solidária - Uma outra economia acontece"
17 horas - Grupo de Violeiros de Silvânia
Dia 13 (Sábado)
(das 9h30 às 11 horas e das 15 às 16h30)
"Bioma Cerrado", na sede da Cooperativa dos Produtores Rurais de Vianópolis e Região (Coopervi).
17 horas - Teatro Sala Verde e do Grupo de Catira de Orizona
Dia 14 (domingo)
Dia de plantio de árvores no pátio do Centro de Comercialização da Agricultura Familiar.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6394/3317-6540 - acs@mte.gov.br