O que é massa salarial ?
 
É o resultado do produto entre a remuneração média dos empregados e o  número de empregos. Na RAIS, as informações de remuneração excluem o  13º salário.
 
Como calcular a massa salarial anual ?
 
A MASSA SALARIAL ANUAL é a soma da MASSA SALARIAL DOS 12 MESES DO  ANO, acrescido ou não do 13º salário, isto é, o somatório do produto  entre a remuneração média mensal pelo número de vínculos empregatícios  ativos no mês. Entretanto, como a remuneração média mês a mês não está  disponível na base estatística, uma boa estimativa para o cálculo da  massa salarial anual pode ser obtida pelo produto da MASSA SALARIAL DE  DEZEMBRO por 12 ou por 13, caso considere o 13º salário.
 
A que se refere a variável "EMP em 31/12" constante na Base RAIS (Trabalhador) ?
 
Essa variável indica a situação do vínculo do empregado em 31/12 do  ano a que se refere a base RAIS. A categoria SIM indica que o vínculo  está ativo no final do ano em questão, ou seja, não teve desligamento  durante o ano. A categoria NÃO indica que o vínculo está inativo no  final do ano, ou seja, teve desligamento durante o ano em questão.
 
Quais as principais características e novidades da CNAE 2.0 ?
 
Além de uma melhorar a uniformização das informações relativas a  atividade econômica nas declarações dos Registros Administrativos do  MTE, a CNAE 2.0 veio adequar os padrões da classificação de atividades  econômicas brasileiras aos padrões internacionais. Ocorreram também  alterações operacionais em suas agregações como: Definição de "SEÇÃO"  reunindo as atividades de Informação e Comunicação; Expansão das  categorias das atividades de Serviços; Definição de "SEÇÃO" específica  para as atividades ligadas ao meio ambiente e melhoria na definição das  categorias, além de atendimento a demandas específicas do país e  elevação de 581 classes na 1.0 para 673 classes na 2.0.
 
O que é vínculo ?
 
É qualquer relação empregatícia mantida com o empregador durante o ano-base.
 
O que é taxa de rotatividade ?
 
É a porcentagem dos trabalhadores substituídos mensalmente em relação  ao estoque vigente no primeiro dia do mês de referência em termos  geográfico e setorial, não incluindo o nível ocupacional. Dessa forma  limita-se a medir a movimentação do trabalhador e não quantifica a  substituição dos trabalhadores com o mesmo perfil ocupacional. A taxa de  rotatividade mensal é obtida mediante a divisão do menor valor entre o  total de admissões ou desligamentos pelo total de empregos no 1º dia do  mês.
 
O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - CAGED, sofreu alguma alteração metodológica desde a sua criação em 1965 ?
 
Sim. Ocorreram alterações metodológicas em 1967 e em 2002. As  mudanças foram necessárias para o aperfeiçoamento dos registros de  movimentação de trabalhadores admitidos e desligados. Periodicamente há  necessidade de adequar os Registros Administrativos para um melhor  acompanhamento das mudanças sociais e tecnológicas. A última alteração  metodológica do Índice de Formalização do Emprego do CAGED não chegou a  ser, precisamente, uma mudança, mas sim um aperfeiçoamento da  metodologia existente. Esse aperfeiçoamento metodológico ocorreu ao  longo de 2001 tendo sido concluído no mês de dezembro. O Índice de  Formalização do Emprego com a metodologia reformulada teve início em  janeiro de 2002. 			
 			Ver Notas Técnicas 
MTE 051/02 e 
MTE 057/03 			
(Ver todas as Notas Técnicas) 
 
Quais as razões que justificam o comportamento sazonal nos meses de dezembro, quando os desligamentos superam bastante as admissões ?
 
O saldo de empregos apresenta forte queda em dezembro, influenciada  mais pela redução das admissões, em torno de 30%, com relação à média  mensal dos demais meses, do que pelo aumento das demissões, que chegam a  17%. Isto mostra que o problema não existe apenas pelo fato de as  empresas demitirem mais, mas, principalmente, porque admitem muito menos  em dezembro. 			
 			Outra razão pode estar relacionada ao menor número de novas empresas  que iniciam as atividades no mês de dezembro, o que reduz ainda mais o  número de contratações. Estas são grandes geradoras de novos postos de  trabalho, embora estes empregos sejam mais voláteis (possuem uma duração  média menor) que os das empresas já estabilizadas no mercado.  Observa-se, com base nos dados do CAGED, que em dezembro ocorre uma  queda de 33% na abertura de novas empresas, com relação à média dos  demais meses do ano.
 
É possível existir saldo positivo no CAGED, quando as pesquisas domiciliares indicam cenários de queda na ocupação e aumento do desemprego ?
 
Sim. O CAGED é um registro administrativo, de periodicidade mensal,  que acompanha o fluxo de admissões e desligamentos no mercado de  trabalho formal (somente vínculos regidos pela CLT), a partir das  informações prestadas pelos estabelecimentos, das movimentações  ocorridas no período de trinta dias. As pesquisas domiciliares abrangem o  emprego formal e informal, por um processo de amostragem, quantificando  e caracterizando as pessoas nos segmentos de ocupados e desocupados,  residentes em áreas de abrangência de cada pesquisa, captadas na semana  de referência. 			
 			Ademais, é possível existir um cenário de tendência de alta da  ocupação (formal e informal), convivendo com elevação do desemprego e  aumento do emprego formal; o desemprego pode ter uma tendência de queda,  com a ocupação decrescendo, entre outras. Em suma, cada fonte de  informação possui suas especificidades.
 
Qual é a definição da base RAISMIGRA ?
 
A RAISMIGRA é uma base de dados derivada do registro administrativo  Relação Anual de Informações Sociais - RAIS - e visa o acompanhamento  geográfico, setorial e ocupacional da trajetória dos trabalhadores ao  longo do tempo. A base está organizada de forma longitudinal, permitindo  a realização de estudos de mobilidade, duração e reinsersão de  indivíduos no mercado de trabalho, o que não é permitido pela base RAIS  convencional, que está organizada por ano de referência da declaração  dos vínculos. 
Ver demonstrações.
 
 
Quais os modelos de RAISMIGRA que existem ?
Existem dois modelos da base de dados RAISMIGRA: o modelo "PAINEL"  (posição do trabalhador ao longo do tempo), que permite estudos de  mobilidade do indivíduo no mercado de trabalho; e o modelo "VÍNCULO"  (relação de emprego formal estabelecida entre um estabelecimento e um  trabalhador), que permite estudos de duração (tempo de emprego e  desemprego) e reinserção, complementando o potencial de utilização da  RAIS para acompanhamento do Mercado de Trabalho. Ver demonstrações.
Como acessar a base RAISMIGRA ?
A base RAISMIGRA é oferecida aos usuários via Internet. O acesso pela  Internet oferece visão completa (Brasil, todos os setores, trajetória  completa). . Assim, as instituições que têm interesse na utilização  dessa base devem solicitar acesso ao MTE, informando modelo desejado  ("PAINEL" e/ou "VÍNCULO"), objetivo do estudo, contexto da pesquisa  (nível setorial, geográfico e/ou ocupacional, período) e os dados para  contato (nome, instituição, telefone). Após análise e aprovação do MTE, é  enviada a senha para acesso via Internet. Ver demonstrações.