Santa Catarina, 02/09/2009 - Auditores fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Santa Catarina (SRTE/SC), resgataram na última semana 32 trabalhadores de situação análoga à escravidão, entre os quais dois adolescentes. A ação começou no último dia 28 e foi realizada em duas fazendas de extração de erva mate no município de Calmon, a cerca de 400 km de Florianópolis.
Foram encontradas irregularidades tanto nas frentes de trabalho quanto nos alojamentos. Os trabalhadores exerciam suas atividades sem os equipamentos de proteção individual (EPIs). Também não tinham acesso a água potável, instalações sanitárias, abrigos contra intempéries e nem a local apropriado para as refeições.
Nos alojamentos faltavam camas e colchões. A comida era comprada pelos próprios trabalhadores em locais indicados ou de propriedade dos aliciadores. Os adolescentes trabalhavam puxando o animal que conduzia a carroça com a produção de erva das frentes de trabalho até o local de recolhimento da produção.
Os proprietários das fazendas concordaram em pagar as verbas trabalhistas e rescisórias devidas. Também pagarão as despesas de transporte dos trabalhadores aos seus locais de origem, a maioria vinda de cidades do interior de Santa Catarina e Paraná.
Assessoria de Imprensa SRTE/SC