Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

Agenda do Trabalho Decente chega a Mato Grosso

MTE, OIT e o Governo do Estado assinam nesta terça-feira um Acordo de Cooperação Técnica para implantação da Agenda. A intenção é proporcionar emprego digno aos trabalhadores

Brasília, 14/04/2009 - Depois da Bahia é a vez do Mato Grosso participar da Agenda Nacional do Trabalho Decente. Nesta terça-feira (14), às 19h, o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, participa da abertura da Conferência Estadual pelo Trabalho Decente em Cuiabá, Mato Grosso. O evento, que se estende até o próximo dia 16, acontece no Cenarium Rural, no Centro Político Administrativo.

Na ocasião haverá a Assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre o MTE, Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Governo do Estado do Mato Grosso, a fim de promover a criação de empregos com qualidade e com garantia de proteção social para homens e mulheres. Sob o tema "Trabalho decente para uma vida mais decente", a Conferência tem o objetivo de reunir entidades de classe, empregadores, trabalhadores e o governo para discutir e definir as principais ações que devem compor a Agenda.

Durante a solenidade está prevista realização da mesa-redonda "A crise econômica no Brasil e a Agenda do Trabalho Decente", além de um debate sobre os principais desafios a serem superados com a implantação da Agenda, como acidentes fatais, trabalho análogo aos de escravo e trabalho infantil. "A intenção é convocar a sociedade para refletir sobre os efeitos e consequências do déficit de trabalho decente para o crescimento econômico e desenvolvimento social do nosso Estado", explicou o superintendente do Trabalho no Mato Grosso, Valdiney Antônio de Arruda.

Segundo ele, a Conferência é uma ferramenta para a construção de um diálogo social entre todos os envolvidos no processo de implantação da Agenda do Trabalho Decente. "E não vamos parar por aqui, vamos avançar em outros pontos além dos propostos para esta Conferência", assegurou.

Além do ministro e do superintendente, participam da abertura da Conferência Estadual o governador do Estado, Blairo Maggi; a diretora da OIT, Laís Abramo; o secretário de Estado do Trabalho e Emprego da Bahia, Nilton Vasconcelos; o secretário-geral da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Quintino Severo; o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Mauro Mendes; o procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 23ª região em Mato Grosso, José Pedro dos Reis; e do secretário adjunto de Assistência Social da Secretaria do Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), José Rodrigues Rocha Junior.

 

Confira a programação completa:


14 de abril (terça-feira)
        
18h - Credenciamento.
19h - Assinatura Termo de Compromisso.
20h - Mesa-redonda: A crise Econômica no Brasil e a Agenda do trabalho Decente.


15 de abril (quarta-feira)
8h às 12h - Abertura dos Trabalhos: Desenvolvimento Econômico em Mato Grosso e a Implantação da Agenda do Trabalho Decente.
Discussão temática: Ações estratégicas para redução dos déficits de trabalho escravo.

14h às 18h - Abertura dos Trabalhos: A Infância e o Trabalho - Pedro Jamil Nadaf - Secretário de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia de Mato Grosso.
Discussão temática: Ações estratégicas para redução dos déficits de trabalho infantil.


16 de abril (quinta-feira)

8h às 12h - Discussão temática: Ações estratégicas para redução dos déficits de Acidentes de trabalho.

14h às 18h
Apresentação de experiências: Práticas inovadoras.
Discussão e aprovação e lançamento da Agenda do Trabalho Decente.

 

Assessoria de Imprensa da SRTE/MT
Com informações de 'Pau e Prosa Comunicação'






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas