Fruto de um Acordo de Cooperação Técnica, comitiva timorense está no Brasil para conhecer políticas de geração de renda e trabalho digno promovidas pelo MTE
Foto: Renato Alves
Brasília, 14/04/2009 - Uma comitiva do Timor-Leste chegou essa semana ao Brasil para conhecer os programas do Ministério do Trabalho e Emprego de inclusão social por meio do trabalho digno. A visita é fruto de um Acordo Básico de Cooperação Técnica firmado entre os países no ano passado, quando o presidente Lula visitou a capital timorense Dili.
A agenda prevê visitas a Brasília, Florianópolis, Rio de Janeiro e Ceará. O grupo poderá observar in loco ações desenvolvidas pelo MTE. "Vocês conhecerão realidades bem distintas, inclusive algumas que são muito próximas as vivenciadas em Dili. Com esse intercâmbio de ações espero que possamos fortalecer ainda mais os laços já criados entre os países e que já conseguiu se materializar quando o MTE, em conjunto com a Previdência Social, enviou uma equipe no ano passado ao Timor", enfatizou o secretário-executivo do Ministério do Trabalho e Emprego, André Figueiredo.
Entre os projetos que a comitiva conhecerá em Florianópolis está o Consórcio Social da Juventude, que, na cidade, atende especialmente a jovens infratores. "Além de todo o perfil que o programa define, nesse consórcio trabalhamos com jovens que entraram em conflito com a lei. O resultado desta ação tem sido tão positivo que durante a vigência do convênio a própria Secretaria de Segurança Pública divulgou um estudo revelando que o índice de criminalidade quase zerou em Santa Catarina graças ao trabalho de qualificação e capacitação de jovens e o encaminhamento deles ao mundo do trabalho", lembrou a coordenadora geral do Consórcio Social da Juventude, Luciana Tannus.
A equipe representativa do Timor-Leste é composta pelo secretário de Estado da Formação Profissional e Emprego, Bendito dos Santos Freitas; pelo diretor nacional de emprego, José Maria da Costa Soares; pela assistente executiva e protocolar, Tabitha Maria Cárceres; pelo diretor nacional das cooperativas do Ministério da Economia e Desenvolvimento, Bonifácio Correia; e pelo consultor da Organização Internacional do Trabalho em Timor-Leste, José Ricardo Silva.
"É uma grande alegria estar aqui, pois o Timor-Leste é um país novo que precisa desse apoio para a capacitação de nossos jovens. Em uma primeira conversa com a equipe da Secretaria Nacional de Economia Solidária e do Programa de Microcrédito já vimos algumas experiências que podem nos ajudar a diminuir a nossa taxa de desemprego", salientou Bendito dos Santos Freitas.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br