No período, serviço de orientação ao usuário criado em 1997 para responder questões sobre legislação trabalhista, abono salarial e seguro-desemprego, recebeu perto de 48 milhões de ligações
Brasília, 29/12/2008 - Este ano a Central de Relacionamento Trabalho e Emprego (CRTE) completa 10 anos com um saldo acumulado de quase 48 milhões de ligações. Criada em 1997, inicialmente para prestar orientação sobre legislação trabalhista, seguro-desemprego e abono salarial, a partir de 2004, com a criação da Ouvidoria-Geral, a central 'Alô Trabalho' foi instituida como veículo de relacionamento e passou a responder sobre todos os programas e ações do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Trabalhando desde 2004 com apenas 22 atendentes, a CRTE só tinha capacidade de absorver 8% das ligações. Com a reeestruturação ocorrida em março deste ano, a equipe responsável pela Central passou a ter 72 pessoas: 60 atendentes, 6 supervisores, 4 controladores de operações e qualidade além de 2 coordenadores.
Com um corpo de 60 atendentes - 22 iniciais e mais 48 incluídos depois da estruturação - a Central começou a operar com sua capacidade plena, ou seja, 30 posições ativas a partir de março deste ano. A quantidade nominal de atendimento de ligações pulou de 23.000 para os atuais 83.000 cidadãos por mês, um acréscimo de 293% entre os meses de março e maio passados, período em que a equipe reestruturada começou suas atividades.
"Agora a meta é baixar o nível de perda das ligações de 71% para 10%, que é o nível aceitável para o universo de atendimento prestado pela CRTE", explica a ouvidora-geral substituta, Maria das Graças Gonçalves ."Para isso utilizaremos a tecnologia de atendimento eletrônico", completa Gonçalves.
Dos assuntos tratados pela CRTE o seguro-desemprego é o mais demandado, respondendo por cerca de 80% da ligações, marca que só é ameaçada nos meses de julho e agosto, auge do pagamento do abono salarial. Mesmo assim, nesse período, a demanda pelo seguro mantém a liderança com 60% do total de atendimentos.
CRTE - Foi criada em novembro de 1997 com a denominação 'Alô Trabalho' para orientar os usuários sobre Legislação Trabalhista, seguro-desemprego e abono salarial. Inicialmente era composta por 58 atendentes distribuídos em dois turnos, a Central teve o número de atendentes reduzidos para 16 em 2004, quando passou a atender não só aos programs sociais mas efetivamente sobre todos os programas e ações do MTE.
Ouvidoria-Geral - Criada pelo Decreto 5.063/2004, a Ouvidoria-Geral é um canal direto de comunicação com a população, que permite ao cidadão fazer reclamações, sugestões, críticas, elogios e denúncias, referentes a procedimentos e ações de agentes, diretamente ligados ou subordinados ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Seu papel é proteger o cidadão contra a violação de direitos, contra erros, negligências, abuso de poder ou contra a má administração do serviço público, com o propósito de melhorar a administração pública e tornar a ação governamental mais transparente e os agentes públicos mais responsáveis por suas ações, omissões e decisões.
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