Com duração de 36 meses, objetivo é avaliar o servidor nomeado em fatores como assiduidade, disciplina, capacidade de iniciativa, produtividade e responsabilidade
Brasília, 23/04/2009 - Portaria publicada no Diário Oficial da União de quarta-feira (22) estabelece os critérios e procedimentos para acompanhamento e avaliação do desempenho dos servidores em estágio probatório nomeados no último concurso do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Conforme a Portaria nº 617, de 20 de abril de 2009, o estágio terá duração de 36 meses, tendo como finalidade avaliar o servidor nomeado em fatores como assiduidade, disciplina, capacidade de iniciativa, produtividade e responsabilidade. Para efeito de avaliação, cada fator terá um peso: assiduidade 1; disciplina 1; capacidade de iniciativa 2; produtividade 3, responsabilidade 3.
Estes quesitos envolvem desde o comportamento do servidor frente aos deveres e obrigações até a capacidade de cumprir, dentro dos prazos estabelecidos, tarefas atribuídas. Também serão observados o cumprimento regular da jornada de trabalho e atuação dentro dos princípios ético-profissionais.
Segundo a Portaria, será considerado aprovado no estágio probatório o servidor que obtiver o resultado igual ou superior a setenta pontos, calculados levando em conta a média ponderada das quatro avaliações parciais. A avaliação durante o período ficará a cargo da chefia a qual o servidor estiver subordinado.
Nomeação - A Portaria nº 77, de 8 de abril de 2009, do Ministério do Planejamento, autorizou a nomeação de 1.822 candidatos aprovados no concurso público do Ministério do Trabalho para os cargos de Agente Administrativo, Administrador e de Economista.
A partir de maio, tomarão posse 651 candidatos aprovados no concurso para o cargo de Agente Administrativo; 186 para Administrador e 8 para Economista.
Em junho, serão 651 para o cargo de Agente Administrativo e, a partir de agosto, outros 326.
http://www.mte.gov.br/institucional/autorizacao_nomeacao.pdf
Demais informações sobre o concurso podem ser obtidas na página do Ministério do Trabalho e Emprego.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br