Operação realizada pelo MTE em conjunto com o MPT detecta irregularidades trabalhistas e embarga obras em João Pessoa, Campina Grande e Patos
Paraíba, 18/11/2009 - Auditores fiscais da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Paraíba (SRTE/PB), em conjunto com o Ministério Público do Trabalho (MPT), realizam esta semana uma ação em força-tarefa, com o objetivo de combater irregularidades trabalhistas no setor da Construção Civil. A operação segue até esta sexta-feira (20).
Em dois dias de inspeção, as cinco equipes que atuam na operação, cada uma formada por dois auditores fiscais e um procurador do trabalho, embargaram 14 obras no estado. Em João Pessoa, oito obras foram totalmente e uma parcialmente embargadas. Em Campina Grande, duas obras sofreram embargos parciais, e na cidade de Patos houve embargo total em mais três obras.
O principal motivo para os embargos é a existência de deficiências de segurança para os trabalhadores. Falta de proteções coletivas na periferia das obras e nas escadas, andaimes irregulares, pontas de vergalhões de aço desprotegidas e ausência de equipamentos de proteção individual têm sido as ocorrências mais encontradas durante força-tarefa.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 - acs@mte.gov.br