Ministro, que tem ascendência italiana, agora é Grande Oficial do país
Foto: Renato Alves
Maurizio Lupi, Carlos Lupi e Gherardo La Francesca
Brasília, 12/05/2010 - Cidadão italiano desde os 18 anos em razão da ascendência familiar, o ministro do Trabalho e Emprego Carlos Lupi recebeu na noite desta terça-feira (11) o título de Grande Oficial da Ordem da Estrela da Solidariedade Italiana, assinado pelo primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, e pelo presidente italiano, Giorgio Napolitano. A homenagem foi prestada pelo embaixador da Itália no Brasil, Gherardo La Francesca, e pelo vice-presidente da Câmara Legislativa da Itália, Maurizio Lupi. Na mesma solenidade foi homenageado o deputado federal Ricardo Barros, presidente da Associação da Amizade Brasil Itália.
Ao falar sobre Carlos Lupi, o embaixador italiano mencionou a importância da gestão do ministro à frente da pasta do Trabalho. "Lupi exerce um papel de suma importância para o Brasil, põe todo seu empenho em prol dos trabalhadores brasileiros e tem tem relevantes serviços prestados ao Brasil. Ao tempo em que Carlos Lupi não perdeu o afeto, o apreço e o orgulho pela Itália", elogiou La Francesca.
Emocionado com a homenagem, Carlos Lupi lembrou suas origens italianas e falou sobre suas origens. "Sinto muito orgulho em estar nesta casa italiana, onde sempre sou bem recebido e tratado como irmão. Minha afinidade com a comunidade italiana vem de berço, do sangue da família Lupi, dos meus avós e do meu pai. Ainda muito jovem trabalhei em banca de jornal, um ramo do comércio comum entre italianos no Rio de Janeiro, e lá aprendi o que é a solidariedade italiana, o que significa a família da 'mamma'. Onde quer que estejam, meus avós e meu pai estão orgulhosos por este momento".
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537/6981 - acs@mte.gov.br