Ministro conhece modelo de núcleos sindicais implantados nas montadoras, com apoio das empresas
São Paulo, 12/01/2010 - O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, visitou nesta segunda-feira (11) duas montadoras da Região do Grande ABC, em São Paulo, para conhecer de perto o modelo das "comissões de fábricas" - pequenos núcleos do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC que funcionam dentro das próprias empresas. Segundo o ministro, a iniciativa pode ser um modelo para outras regiões do país, fortalecendo a livre negociação entre empresários e trabalhadores.
"O Estado precisa garantir os direitos trabalhistas, mas também não deve interferir desnecessariamente na livre negociação entre as partes. Vim conhecer melhor essa experiência pioneira das montadoras do ABC e saio muito bem impressionado. Agente percebe que a presença do sindicato estimula uma negociação permanente e melhores resultados para todos", afirmou Lupi, destacando o baixo número de ações trabalhistas na empresas que adotaram o modelo.
Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, 96 empresas da região já possuem núcleos do sindicato, cuja cobertura alcança 80% da categoria.
Recorde - Mais cedo, o ministro voltou a prever que a geração de postos de trabalhos formais será recorde em 2010, com a criação de aproximadamente 2 milhões de empregos. "O crescimento será liderado pelo setor de serviços e a Região Nordeste poderá consolidar-se como a segunda maior geradora de vagas, superando a Região Sul".
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 - acs@mte.gov.br