Brasília, 27/08/2015 - O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, participou na quarta-feira (26), de encontro com mais de 17 confederações nacionais de trabalhadores, na sede do Ministério do Trabalho e Emprego em Brasília. As entidades foram convocadas para conhecer o relatório final e para consensuar quanto aos valores das contribuições as serem recebidas pelas entidades sindicais.
Segundo Dias, o MTE criou um Grupo de Trabalho para discutir o tema e que realizou estudos para apresentar uma proposta final, “que será o instrumento jurídico que servirá de alicerce”.
O ministro afirmou que, desde a instalação do GT em 22 de janeiro desse ano, já foram realizadas 08 reuniões, sendo quatro destas com a participação de representações de entidades sindicais de trabalhadores e de empregadores. "A planília será em torno de três pilares de base de cálculos, incluindo trabalhadores autônomos e profissionais liberais, urbanos e rurais. Com os estudos serão definidas as competências, no âmbito do MTE, para o controle proveniente das arrecadações sindicais, viabilizando um maior acompanhamento nas receitas do Fundo de Amparo ao Trabalhador". disse.
Assessoria de Imprensa/MTE
acs@mte.gov.br 2031.6537