Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

MTE e MPT se unem no combate ao trabalho análogo ao de escravo

Ministro Lupi recebe do Ministério Público do Trabalho pedido de criação de grupo interminesterial para elaboração de ações para resgatados

Foto: Renato Alves

Audiencia  procurador geral  mpt

AUDIÊNCIA

Procurador-geral Otávio Brito Lopes e o ministro do Trabalho e
Emprego, Carlos Lupi

 

Brasília, 06/05/2009 - O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, recebeu do Ministério Público do Trabalho (MPT) pedido para criação de um Grupo Interministerial para formulação de políticas públicas de inserção social e profissional de trabalhadores resgatados em condição de trabalho escravo. O documento foi entregue nesta quarta-feira, durante audiência em Brasilia.

A intenção é unir ações existentes entre as duas pastas que resultem em programas como os de qualificação geridos pelo MTE aos resgatados do trabalho análogo à escravidão.  "É preciso dar um período de qualificação que possibilite à pessoa resgatada ter condição de entrar no mercado de trabalho", sugeriu o procurador-geral do MPT, Otávio Brito Lopes.

A qualificação profissional é uma das bandeiras do MTE. No combate ao trabalho análogo ao de escravo, o Ministério do Trabalho tem o Programa Marco Zero, voltado especificamente para a intermediação e capacitação de mão-de-obra rural. O projeto é inédito e conta com a parceria dos estados do Maranhão, Pará, Piauí e Mato Grosso, identificados como as principais origens de trabalhadores resgatados em condições degradantes.

Lupi destacou que a intenção do MTE é unir esforços para combater este tipo de situação. "Estamos aqui para ajudar no que for preciso", afirmou.

O ministro também recebeu convite para participar da abertura da próxima reunião da Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo (Conaete), prevista para junho.

Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas