Brasília 21/08/2007 - Uma equipe de técnicos do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) irá se reunir em breve com as 19 prefeituras que integram a Região Metropolitana de Campinas (SP) para estudar novas parcerias de qualificação profissional com esses municípios. O anúncio foi feito pelo ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, que participou nesta terça-feira (21) da 69ª reunião do conselho, na qual os prefeitos analisaram os novos rumos da capacitação em suas cidades.
Em seu discurso, o ministro fez uma rápida exposição dos diversos programas do MTE voltados para a qualificação de jovens e lembrou que regiões mais industrializadas, como a de Campinas, tendem a exigir uma mão-de-obra mais capacitada. "Este conselho é um modelo para todo o Brasil e estamos totalmente à disposição das prefeituras para ampliar o número de parcerias. A qualificação é nossa prioridade", afirmou Lupi, natural de Campinas.
Juventude Cidadã - No mês passado, o ministro esteve em sua cidade natal participando do lançamento do Projeto Juventude Cidadã, parceria com a prefeitura, que vai qualificar 3 mil jovens com idade entre 16 e 24 anos, provenientes de famílias carentes, com renda per capita de até meio salário mínimo. O MTE direcionará recursos da ordem de R$ 4,1 milhões para implementação do projeto, que prevê a qualificação e pagamento da bolsa auxílio aos estudantes.
Os cursos terão duração de 400 horas, com aulas de inclusão digital, cidadania, meio ambiente e oficinas profissionalizantes, com conteúdo técnico e prático, para uma ocupação que apresente demanda por uma força de trabalho na região. Serão oferecidas oficinas de Administração, Telemática, Hotelaria, Manutenção Predial e Agente Comunitário.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 / 6540