Juventude Cidadã será executado em parceria entre MTE e prefeitura de Duque de Caxias. Cursos terão 350 horas de duração. Meta é inserir 30% dos formandos no mercado de trabalho
Foto: Divulgação MTE
Ministro Lupi durante o evento de
assinatura do acordo de cooperação
Rio de Janeiro, 06/07/09 - O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, e o prefeito de Duque de Caxias, José Camilo Zito, assinaram nesta segunda-feira (6) um acordo de cooperação para promover a qualificação profissional de 3 mil jovens carentes da cidade, através do programa "Juventude Cidadã", do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
O Juventude Cidadã é voltado para jovens cuja família possui uma renda per capita inferior a meio salário mínimo. Ao longo do curso, que tem duração de 350 horas, os alunos recebem uma bolsa de estudos com valor total de R$ 600 e aprendem a desenvolver uma ou mais atividades profissionais. O ministério planeja investir R$ 6 milhões em Duque de Caxias. A prefeitura será responsável por selecionar os jovens, coordenar as aulas e garantir que pelo menos 30% dos alunos terminem o curso já empregados.
Em seu discurso, o ministro Lupi recordou o histórico de violência da Baixada Fluminense e elogiou a iniciativa do prefeito de Duque de Caxias em procurar saídas que tenham como base a educação. "Não se ganha a luta contra a violência dando tiros. A saída está na educação das crianças e na qualificação do trabalhador", afirmou Lupi.
O prefeito saudou o bom entendimento entre o Governo Federal, o Governo do Estado do Rio e as cidades da Baixada Fluminense. "Há um bom entrosamento e isso mostra a maior responsabilidade dos governantes e o compromisso de colocar a população em primeiro lugar", analisou Zito.
Na mesma cerimônia, ministro e prefeito também assinaram acordo de cooperação para estudar a municipalização dos serviços do Sistema Público de Trabalho, Emprego e Renda, como o atendimento do seguro-desemprego.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 - acs@mte.gov.br