Serviço gratuito do MTE atende à população em questões relacionadas a Abono Salarial, Fundo de Garantia, Seguro-desemprego e FGTS, entre outras. Central de Relacionamento realizou 435 mil atendimentos e Ouvidoria outros 18.538
Foto: Renato Alves
Ouvidoria Geral do MTE registrou aumento no número de atendimentos
Brasília, 06/10/2009 - Pedidos de informação sobre Seguro-desemprego, Fundo de Garantia, abono salarial, carteira de trabalho, legislação trabalhista, fiscalização do trabalho, registros de entidades sindicais, elogios, reclamações e denúncias. Seja por telefone, carta ou email, foram realizados mais de 450 mil atendimentos no primeiro semestre do ano, pelas equipes da Central de Relacionamento do Trabalho e Emprego e a Ouvidoria Geral do Trabalho.
A Central de Relacionamento do Trabalho e Emprego (CRTE) atendeu 435.220 ligações nos 6 primeiros meses do ano. Entre janeiro e dezembro de 2008, foram 724.168 atendimentos. A Ouvidoria recebeu 18.538 demandas entre janeiro e junho, pouco mais da metade do no ano passado, quando os atendimentos somaram 34 mil em todo o periodo.
O teleatendimento gratuito é feito pela CRTE nos telefones 0800-61-0101 (Sul e Centro-Oeste, Acre, Rondônia e Tocantins) e 0800-285-0101 (Sudeste, Nordeste e Norte, exceto Acre, Rondônia e Tocantins).
A Ouvidoria do MTE permite ao cidadão fazer reclamações, sugestões, críticas, elogios e denúncias referentes a procedimentos e ações de agentes diretamente ligados ou subordinados ao MTE. O registro pode ser feito diretamente no site do Ministério do Trabalho e Emprego.
Ouvidoria Geral - A Ouvidoria-Geral do MTE foi criada no dia 3 de maio de 2004, através do Decreto nº 5.063, como um canal direto de comunicação com a população.
O papel da Ouvidoria é proteger o cidadão contra a violação de direitos, contra erros, negligências, abuso de poder ou contra a má administração do serviço público, com o propósito de melhorar a administração pública e tornar a ação governamental mais transparente e os agentes públicos mais responsáveis por suas ações, omissões e decisões.
Em 2004, com a criação da Ouvidoria-Geral, a Central "Alô Trabalho" instituiu-se como Central de Relacionamento do Trabalho e Emprego e passou a ser administrada pela Ouvidoria. A este serviço é atribuída a função de prestar atendimento aos programas sociais e a todos os programas e ações desenvolvidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
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