Superintendência promove café da manhã no Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho
Piauí, 29/04/2009 - Para comemorar o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Piauí (SRTE/PI), juntamente com a Associação dos Auditores Fiscais do Trabalho, realizou nesta terça-feira (28) um café da manhã com trabalhadores vítimas de acidentes de trabalho e demais que se encontravam no prédio da Superintendência.
Valdinei Henrique de Sousa Silva foi uma das vítimas no trabalho lembradas na manhã desta terça-feira. Há vinte anos atrás o jovem tentava realizar um concerto no alto de um poste conectados a cabo de alta tensão, quando sofreu uma descarga elétrica. Foram amputados um braço, antebraço do outro e quatro dedos do pé direito. Funcionário terceirizado de uma concessionária de energia estatal, o rapaz somente teve o vínculo empregatício reconhecido após perder os membros e mover uma ação judicial contra a estatal.
Durante o evento, os auditores fiscais falaram sobre a importância da segurança e da saúde do trabalhador no ambiente de trabalho. Segundo o auditor fiscal com especialidade em medicina, da SRTE/PI, Luís Lima, os atores sociais envolvidos no mundo do trabalho precisam do diálogo e da negociação coletiva tripartite. "Só assim avançaremos na qualidade de vida e no ambiente do trabalho. Isso é condição fundamental para o desenvolvimento de qualquer País", afirmou Lima.
No mundo, anualmente, conforme dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), morrem cerca de dois milhões de homens e mulheres devido a acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. No Piauí, com a constituição do Grupo de Acompanhamento aos Acidentados do Trabalho (GRAAT), da SRTE/PI, tem sido possível, através da negociação tripartite, o resgate do direito da cidadania do trabalhador, reintegração ao mercado de trabalho após a reabilitação profissional, assim como a correção dos prejuízos legais ocorridos durante os acidentes do trabalho.
28 de junho, Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho - O dia foi escolhido em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina, no estado da Virgínia, nos EUA, em 1969 e tem a intenção de provocar reflexões sobre a saúde e a segurança do trabalhador no ambiente de trabalho.
Com informações da SRTE/PI