A estruturação de uma política pública de formação tem sido uma demanda constante dos empreendimentos e organizações da economia solidária, e emergiu como prioridade na Conferência Nacional de Economia Solidária, reforçada pela instituição do Comitê Temático de Formação e Assistência Técnica, dentro do Conselho Nacional de Economia Solidária CNES.
Desde 2004, a SENAES/MTE desenvolve atividades de formação de formadores/as, educadores/as e gestores públicos para atuação em economia solidária, bem como parcerias para a formação em economia solidária junto a trabalhadores/as. Os processos formativos perpassam várias outras ações da SENAES, tais como: o apoio a empresas recuperadas por trabalhadores(as) em regime de autogestão; o fomento e fortalecimento de redes de cooperação; a disseminação de metodologias e articulação de Bancos Comunitários e Fundos Solidários; as Feiras de Economia Solidária; o mapeamento da economia solidária, entre outras.
As atividades de qualificação social e profissional para trabalhadores/as da economia solidária são desenvolvidas em parceria com o Departamento de Qualificação, da Secretaria de Políticas Públicas de Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego, responsável pelo Plano Nacional de Qualificação PNQ. No âmbito desta parceria, foi desenvolvido o Plano Setorial de Qualificação da Economia Solidária PlanSeQ EcoSol, além de Projetos Especiais de Qualificação ProEsQ, para o desenvolvimento de metodologias de qualificação profissional adequadas à realidade da economia solidária.
Em parceria com o Ministério da Educação e Cultura são desenvolvidas ações de formação em economia solidária para trabalhadores/as articuladas a iniciativas de Educação de Jovens e Adultos EJA, compreendendo os processos de alfabetização, elevação da escolaridade e educação continuada.
Outra iniciativa é a formação de gestores governamentais de políticas públicos da Economia Solidária que atuam nas esferas federal, estadual e municipal, em parceria com a Rede de Gestores Públicos de ES.
A partir de 2008, a SENAES/MTE deve instalar, por meio de convênios com entidades da sociedade civil, Centros de Formação em Economia Solidária (CFES), que vão conferir um caráter mais estruturado à política de formação em economia solidária, ao concentrarem em uma estrutura permanente atividades e projetos antes executados de modo isolado, incluindo a formação de formadores/as, gestores/as e trabalhadores/as, a produção de metodologias, e a sistematização e publicação de material didático.
Objetivo
O objetivo é garantir um processo estruturado e sistemático de formação de formadores/as, educadores/as e gestores/as públicos/as para atuação em economia solidária, visando a produção, multiplicação e disseminação de conhecimentos e inovações metodológicas e tecnológicas apropriadas ao desenvolvimento dos empreendimentos econômicos solidários.