Evento reune ministros do Trabalho de todo o continente americano entre 6 e 8 de outubro, na Argentina
Brasília, 06/10/2009 - O Ministério do Trabalho e Emprego participa da XVI Conferência Interamericana de Ministros do Trabalho e da Organização dos Estados Americanos, em Buenos Aires, na Argentina. O evento, que acontece entre os dias 6 e 8 de outubro, tem por objetivo produzir conhecimento sobre a área trabalhista e debater os mecanismos utilizados pelos países participantes na superação da crise econômica.
O ministro interino do Trabalho e Emprego, André Figueiredo, que representará o Brasil na conferência, lembra que mesmo em tempos de crise o Brasil está sendo reconhecido internacionalmente como gerador de emprego e renda.
"As políticas públicas para qualificação e inserção no mercado de trabalho ganham cada vez mais respaldo com a ação conjunta de promoção do trabalho decente e do combate ao trabalho escravo e infantil. O MTE tem destinado recursos do FAT no fomento de micro e pequenos empreendimentos produtivos e realizado um constante monitoramento do repasse desse recurso e do FGTS, para garantir sua utilização em benefício exclusivo do trabalhador", diz Figueiredo.
O coordenador de assuntos internacionais do MTE, Sérgio Paixão, fala sobre a importância da participação do Brasil na XVI CIMT/OEA. "É mais uma possibilidade de apresentarmos os resultados positivos das medidas adotadas pelo Governo Federal que permitiram ao país sair da crise e recuperar aos poucos os níveis de emprego, como a extensão da proteção social aos desempregados, a transferência de renda condicionada às populações mais vulneráveis e os investimentos do BNDES dirigidos a programas de infraestrutura".
Esta será a primeira vez que autoridades econômicas e sociais da Argentina, Brasil e Estados Unidos se encontrarão no âmbito de uma Conferência Interamericana de Ministros do Trabalho. Além disso, o evento levantará discussões específicas do campo dos trabalhadores e dos empregadores, para fomentar uma política unificada que ajude na promoção do trabalho decente.
Retrospectiva - Em setembro de 2003, a XIII Conferência Interamericana de Ministros do Trabalho e da Organização dos Estados Americanos foi realizada na cidade de Salvador (Bahia). Sob a presidência do Brasil, a reunião buscou viabilizar um mecanismo interamericano de cooperação para a administração trabalhista profissional.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 - acs@mte.gov.br