Delegacia Regional do Trabalho em Alagoas (DRT/AL) em parceria com a Subdelegacia de Arapiraca lança o sistema Mediador no próximo dia 31, no auditório da Câmara dos Diretores Lojistas (CDL)
Alagoas, 23/10/2007 - A Delegacia Regional do Trabalho em Alagoas (DRT/AL) em parceria com a Subdelegacia de Arapiraca lança o sistema Mediador no próximo dia 31, no auditório da Câmara dos Diretores Lojistas (CDL). O programa possibilitará que o conteúdo de todas as negociações coletivas, seja agrupado em um único endereço eletrônico, construindo um banco de dados inédito, disponível aos sindicatos e aos trabalhadores brasileiros. O sistema Mediador faz parte das ações do MTE, visando transparência nas relações empregado e empregador.
Segundo a chefe da Seção de Relações do Trabalho (Seret), Dulciane Montenegro, o Mediador é uma importante conquista para milhões de trabalhadores brasileiros, uma vez que todas as negociações, como reajuste salarial e demais benefícios acertados entre patrões e empregados estarão disponíveis pela internet.
O sistema foi criado para agilizar o procedimento e permitir a livre consulta, pela página do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) no endereço www.mte.gov.br, do conteúdo de todas as negociações coletivas entre patrões e empregados no país. Com apenas dois meses de operação, o banco de dados reduziu de 60 para até dez dias o prazo de registros dos acordos e convenções, e todo processo antes realizado em papel agora pode ser feito pela internet. Até o início de outubro, havia um total de 3.538 instrumentos coletivos cadastrados, sendo 1.075 já validados.
O delegado do Trabalho, Heth César Bismarck, fará a abertura do evento que contará com a presença das autoridades locais e representantes dos sindicatos e federações do agreste.
Assessoria de Imprensa da DRT/AL
Fone: (82) 3215 4334