Com o objetivo de conscientizar empresários e funcionários sobre a importância do instrumento de depósito de acordos e convenções coletivas no MTE, superintendência organiza mais um evento para este mês
Curitiba, 01/09/2008 - A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Paraná (SRTE/PR) promoveu entre os dias 26 e 29 de agosto um workshop sobre o Sistema Mediador. O evento foi uma iniciativa da parceria SRTE e Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba. As 160 empresas do segmento metalúrgico, público-alvo do evento, participaram de encontros voltados à importância da utilização do Sistema durante a homologação das Convenções e Acordos Coletivos de Trabalho.
Devido à relevância do tema, já se encontra agendado mais um evento para divulgar atividades e Planos de Ação referentes ao Sistema Mediador no Paraná, com início marcado para o dia 12 de setembro, a partir das 9h no Auditório Mario de Mari do Centro Integrado dos Empresários e Trabalhadores do Paraná (CIETEP),
Durante o evento, empresas, sindicatos e federações terão acesso as palestras: "Atualidades: Sindicalismo e Relações do Trabalho", ministrada pelo secretário de Relações do Trabalho, Luiz Antonio de Medeiros; "Orientações Técnicas do Sistema Mediador", com Carolina de Siqueira Grossi, assessora da Secretaria de Relações do Trabalho e "Atualização Sindical /CNES - Orientações Técnicas", apresentada pela Coordenadora-Geral do Registro Sindical Zilmara David de Alencar, todos do MTE.
Após as palestras, os participantes poderão tirar suas dúvidas num debate e, após este, com os técnicos da SRTE/PR, que se dispuseram a realizar atendimentos no local para empresas e funcionários.
De acordo com o chefe da Seção de Relações do Trabalho, Fábio Lantmann, o Sistema Mediador trará muitos benefícios à estrutura de trabalho das entidades sindicais laborais e patronais, assim como da Justiça do Trabalho, advogados e empresários. "O Mediador permite [o manuseio] desde a negociação até a elaboração e transmissão on-line dos instrumentos coletivos de trabalho para a base de dados do Ministério do Trabalho e Emprego", informa Lantmann.
Segundo o superintendente do Trabalho e Emprego no Paraná, João Graça, a transmissão on-line vai permitir a constituição de um banco de dados de todos os Acordos e Convenções Coletivas de Trabalho (CCT) vigentes no Brasil.
Com o armazenamento eletrônico das informações, a base de dados não se perderá mais, garantindo as informações e a segurança dos acervos. "Com o passar dos anos, uma grande parte dos trabalhadores tem muita dificuldade em obter a convenção e o acordo, para postular algum direito previsto no período da relação de emprego via a Justiça do Trabalho", complementa Lantmann.
Por se encontrar em fase de adaptação, a utilização do Mediador somente será obrigatória, a partir de setembro de 2009. O sistema alivia a carga burocrática e também torna mais transparentes os procedimentos de registro, uma vez que concede o livre acesso às partes interessadas pelas informações
Assessoria de Imprensa da SRTE/PR