Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

DRT/SP organiza encontro para discutir benefícios de sistema mediador

O sistema que facilita a informatização de convenções coletivas está formando um banco de dados nacional de acordos e convenções entre sindicatos patronais e de trabalhadores

São Paulo, 12/11/2007 - Nesta terça-feira, (13), a Delegacia Regional do Trabalho em São Paulo promove, encontro com representantes sindicais de empresas e dos trabalhadores para abordar as vantagens da adoção do Sistema Mediador, o novo sistema de protocolo e cadastro de convenções e acordos coletivos desenvolvido pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O evento acontece no Auditório do SESC Santana, à Avenida Luiz Dumont Villares, 579 (Santana -  São Paulo).

Na ocasião, estarão presentes o secretário de Relações do Trabalho, Luiz Antônio de Medeiros, e a delegada Regional do Trabalho, Lucíola Rodrigues Jaime. Na abertura, Medeiros fará uma palestra sobre o tema "Sindicalismo  e  Relações do Trabalho", e a Dra. Lucíola apresentará os resultados da implantação do Sistema Mediador em São Paulo.

O Sistema Mediador está criando um banco de dados nacional de acordos e convenções entre sindicatos patronais e de trabalhadores. Além de permitir o acesso de forma transparente aos documentos, representa um avanço importante no processo de registro desses acordos, reduzindo muito o tempo de "depósito", para que eles tenham valor legal. Todo processo antes realizado em papel, agora pode ser feito pela Internet, com armazenamento dos documentos por tempo indefinido.

Até julho, o sistema tinha 22 instrumentos registrados. Graças a um programa de visitas para divulgação em todo o estado, coordenado pela chefe da Seção de Relações do Trabalho da DRT/SP, Aylza Gudin, os dados até outubro desse ano já contabilizam 528 instrumentos coletivos registrados e outros 128 em "depósito", aguardando registro. As visitas são sempre acompanhadas de grandes encontros envolvendo diversas Subdelegacias e centenas de sindicatos de trabalhadores e empresários.

No encontro no SESC Santana, os participantes terão também orientações técnicas sobre o Sistema Mediador e sobre o Cadastro Nacional de Entidades Sindicais. O encerramento se dará com um balcão de atendimento pelos técnicos da Secretaria de Relações de Trabalho.


Assessoria de Imprensa da DRT/SP
Telefones (11) 3150 8115 / 3150 8129






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas