Brasília, 09/08/2007 - Quinze estudantes do Consórcio Social da Juventude Caminhos da Estrada Real, de São João del-Rei (MG), vão participar como voluntários da Festa de São Cristóvão, que ocorre no próximo domingo (12), no distrito do Rio das Mortes.
Eles serão monitores das competições promovidas pelo evento, como as gincanas esportivas. Com isso, os jovens cumprirão uma das metas do consórcio, que é a prestação do serviço voluntário na comunidade em que fazem parte.
O consórcio está qualificando cerca de três mil jovens de 28 cidades mineiras, beneficiadas pelo Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego (PNPE), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Os estudantes já iniciaram a etapa de formação profissional, onde têm a oportunidade de cursar oficinas nas áreas de administração, agroextrativismo, alimentação, atendimento ao público, beleza e estética, carpintaria, cerâmica, construção civil, eletrônica, enfermagem, gestão e hotelaria, informática, marcenaria, metal mecânica, office set, panificação, serviço de bar e restaurante, soldador, turismo e vestuário.
A fase de capacitação profissional foi iniciada depois de os alunos terem passado por uma etapa de qualificação básica, com 200 horas de curso, em que os jovens tiveram noções de moral, ética e respeito ao meio ambiente.
As oficinas foram definidas a partir da demanda de cada cidade. Para tanto, a entidade coordenadora do consórcio fez um levantamento a fim de descobrir a carência de mão-de-obra de cada município consorciado. Dividido em três etapas, o estudo levou em conta a necessidade profissional de cada cidade, sendo que foram ouvidos empresários da região. Depois, foi feito um levantamento com os jovens para saber quais cursos seriam interessantes. Por último, foi criado um Conselho Consultivo com representantes dos municípios, que sugeriram a demanda de cada cidade.
Qualificação - Os Consórcios Sociais da Juventude integram as ações do PNPE para capacitar jovens de baixa renda, com idade entre 16 e 24 anos, em situação de vulnerabilidade pessoal e risco social, e oferecer a eles a primeira oportunidade de emprego.
O programa é realizado sempre em parceria com entidades não-governamentais, com a meta de inserir pelo menos 30% no mercado de trabalho. Desde que foram implementados, em 2003, os consórcios já atenderam a mais de 80 mil jovens de várias regiões do país.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6203/3317-6540