Cursos que serão ministrados pelo SENAI vão qualificar 1,5 mil trabalhadores dos municípios de Rio Grande e São Lourenço do Sul. Primeiras turmas começam em abril
Porto Alegre, 19/02/2009 - As regras para as inscrições nos cursos do Plano Setorial de Qualificação Naval e o calendário de início das aulas serão decididos nesta terça-feira (20), às 14h, na reunião da Comissão Tripartite de Concertação (composta por representantes dos empresários, trabalhadores e governo), que acontecerá na Prefeitura de Rio Grande, rua General Osório, nº536. Os cursos serão desenvolvidos no âmbito do Plano Nacional de Qualificação (PNQ), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e vão qualificar 1.500 trabalhadores dos municípios de Rio Grande e São Lourenço do Sul.
Conforme o representante do governo na Comissão e chefe da Divisão de Atendimento ao Trabalhador da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do RS (SRTE/RS), Luiz Müller, a previsão é que as primeiras turmas comecem a ser qualificadas em abril.
As aulas serão ministradas pelo Sistema Nacional de Aprendizagem na Indústria (Senai), que dividirá as 60 turmas previstas em três fases de qualificação. Os 10 cursos que serão oferecidos na área naval foram definidos a partir de uma chamada pública realizada no ano passado.
Cursos previstos:
. Montador de andaime;
. Trabalhadores de traçagem e montagem de estruturas metálicas e de compósitos;
. Montadores de máquinas Industriais;
. Encanadores e instaladores de tubulações
. Trabalhadores de instalações elétricas
. Pintores de obras e revestidores de interiores (flexíveis)
. Trabalhadores da pintura de equipamentos, veículos, estruturas metálicas e de compósitos
. Montadores de estruturas de concreto armado
. Trabalhadores de montagem de estruturas de madeira, metal e compósitos em obras civis
. Trabalhadores de caldeiraria e serralheria
Assessoria de Imprensa da SRTE/RS