O grupo discutiu sobre a Mediação, o Sistema Mediador, a Atualização Sindical e a Comissão de Análise de processos
Recife, 09/01/2008 - O superintendente Regional do Trabalho em Pernambuco, André Luz Negromonte e a chefe da Seção de Relações do Trabalho, Joseline Carneiro Leão reuniram nesta segunda (07) e terça-feira (08) os sindicatos profissionais e patronais, de maior representatividade, para discutir os procedimentos utilizados pelo setor. O encontro aconteceu nas salas de mediação da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Pernambuco (SRTE/PE).
Na pauta da reunião a Mediação, o Sistema Mediador, a Atualização Sindical e a Comissão de Análise de Processos. Os representantes sindicais ressaltaram, durante o encontro, a importância do órgão como facilitador das relações capital/trabalho e a qualidade do corpo técnico e de apoio do setor, mas concordaram sobre a pequena quantidade de servidores, em virtude da demanda.
Eles solicitam um reforço no número de mediadores, já que muitos auditores fiscais não continuaram na função, depois das mudanças de procedimentos estabelecidas pela fiscalização.
Outro assunto proposto foi a alteração do registro sindical, pois muitas categorias ainda ficam com pendências na sua atualização, já que o procedimento é centralizado em Brasília. O grupo, então, sugeriu que essas modificações pudessem ser realizadas na Superintendência Regional, e para o Sistema Mediador, novo treinamento com os sindicatos, pois muitos ainda só validam sua documentação com a orientação dos técnicos do setor. O item mais mencionado foi a Comissão de Análise de Processos, devido às censuras das normas coletivas de trabalho.
Os participantes elogiaram a iniciativa e acreditam que desta forma encontram o caminho para construir um espaço coletivo. "Este foi um momento para escutar os sindicatos e suas reivindicações. Somos companheiros de trabalho e de luta, por isso precisamos ter uma relação de compreensão", resumiu, a chefe da Seção de Relações do Trabalho, Joseline Carneiro Leão.
O superintendente Regional do Trabalho, André Negromonte reconhece as dificuldades e se colocou a disposição para ajudar e otimizar o serviço. "Todas essas reivindicações irão compor o planejamento da Seção de Relações do Trabalho e da própria Superintendência. O resultado dessas medidas será apresentado numa próxima reunião", acrescentou.
Assessoria de Imprensa da SRTE/PE