Ministro Lupi pede que países em desenvolvimento sejam incluídos nos estudos da Organização para a Cooperação do Desenvolvimento Econômico. Conferência em Paris debate o momento pós-crise mundial
Brasília, 29/09/2009 - O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi que participa da Conferência da Organização para a Cooperação do Desenvolvimento Econômico (OCDE), em Paris, na França, recomendou, durante sua intervenção, que os estudos que a OCDE desenvolve em países europeus também fossem estendidos aos países emergentes como Brasil, Índia, África do Sul e China. A sugestão de Lupi será incluída no relatório final do encontro.
"O mundo mudou e hoje a presença dos países emergentes deve ser considerada pelos estudos da OCDE", afirmou o ministro.
Durante a abertura da Conferência, nesta segunda-feira (28), Lupi mencionou as diversas políticas públicas que o governo brasileiro vem desenvovendo para enfrentar e sair da crise internacional. "Uma série de medidas foram tomadas pelo governo do presidente Lula e mantivemos aquecido o mercado interno. A redução da taxa básica de juros, de impostos sobre produtos industrializados como carros e materiais de construção, foram algumas medidas rápidas colocadas em ação, mantendo o poder de compra da população brasileira, proporcionando uma rápida recuperação dos níveis de emprego no país".
Lupi também citou os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) que demonstram que o país está se recuperando. " Esta recuperação é confirmada pelos índices do Caged, o termômetro brasileiro do mercado de trabalho. Até agosto, o Brasil gerou mais de 680 mil novos postos de trabalho, atingindo os índices pré-crise, quando eu dizia, mesmo diante das demissões, que o Brasil seria o último a entrar e o primeiro a sair da crise", afirmou Lupi em seu discurso.
O ministro Lupi está participando de reuniões ministeriais da Conferência de debatem o momento pós-crise.
OCDE - A OCDE é uma organização intergovernamental de 30 países membros comprometidos com a democracia e a economia de mercado.Fundada em 1961, constitui um fórum multilateral de discussão, desenvolvimento, e reforma de políticas económicas e sociais, tanto a nível nacional como internacional. O objetivo principal da da OCDE é promover políticas que assegurem o crescimento econômico sustentável e o emprego, qualidade de vida e a liberalização do comércio.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537 - acs@mte.gov.br