Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

Lupi fala na abertura da Conferência da OCDE

Medidas adotadas pelo Brasil como redução de impostos, abertura de crédito e sustentação das políticas de transferência de renda são citadas como principais alicerces para a superação da crise internacional

Brasília, 28/09/2009 - Teve início nesta segunda-feira (28), em Paris, na França, a Conferência da Organização para a Cooperação do Desenvolvimento Econômico (OCDE). O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, falou durante a abertura e mencionou as medidas adotadas pelo Brasil para enfrentar a crise internacional. O momento pós-crise é o principal tema discutido na conferência.

"Uma série de medidas foram tomadas pelo governo do presidente Lula e mantivemos aquecido o mercado interno. A redução da taxa básica de juros, de impostos sobre produtos industrializados como carros e materiais de construção, foram algumas medidas rápidas colocadas em ação, mantendo o poder de compra da população brasileira, proporcionando uma rápida recuperação dos níveis de emprego no país. Esta recuperação é confirmada pelos índices do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o termômetro brasileiro do mercado de trabalho. Até agosto, o Brasil gerou mais de 680 mil novos postos de trabalho, atingindo os índices pré-crise, quando eu dizia, mesmo diante das demissões, que o Brasil seria o último a entrar e o primeiro a sair da crise", afirmou Lupi em seu discurso.

O ministro também citou a participação dos bancos públicos e dos fundos vinculados ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), como grandes agentes no enfrentamento da crise. "O segredo para o Brasil deixar a crise, além dos grandes agentes financeiros públicos, como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Banco do Brasil (BB) e Caixa Econômica Federal, é também o fato do Brasil dispor de dois grandes Fundos, vinculados ao MTE: o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), ambos administrados de forma tripartite".

Lupi destacou a importância das políticas sociais e de transferência de renda implementadas pelo Governo Federal. "Estas medidas foram fundamentais para que o Brasil estivesse preparado para enfrentar as turbulências internacionais ocasionadas pela crise. As políticas sociais do governo do presidente Lula são a maior demonstração do compromisso do Brasil em promover o emprego produtivo e o trabalho decente como elemento central das políticas públicas de combate à pobreza".

Sobre as formas de enfrentar os desafios, o ministro disse acreditar que apenas um estado forte, com inflação sob controle, bancos públicos capazes de manter o aquecimento interno e ainda o ganho salarial da massa dos trabalhadores, a base da pirâmide social, é a única forma de manter uma economia interna fortalecida e preparada para os desafios do Século 21.

Ao finalizar sua participação, Lupi disse que o Brasil está fazendo sua parte para a construção de um cenário pós-crise. "O Brasil vem fazendo sua parte, por meio de iniciativas de cooperação Sul-Sul implementadas com outros países em desenvolvimento. Continuaremos empenhando esforços para que o compromisso do G-20, estabelecido este ano na Cúpula de Chefes de Estados e de governos em Londres e consolidado em Pittsburg possa se refletir em ação concreta no sentido da coordenação de um esforço global pela construção do novo cenário pós-crise, considerando a proposta do Pacto Mundial pelo Emprego da Organização Internacional do Trabalho (OIT)", finalizou o ministro.

Também participaram da abertura do evento o secretário-geral da OCDE, Miguel Angel Gurría, o diretor da OIT, embaixador Juan Somavia, e autoridades ligadas ao Mundo do Trabalho.

Nesta terça-feira (29), Lupi participa de reuniões ministeriais que discorrerão sobre: "Mantendo a postura de ativação durante a crise"; "Qual é o potencial do trabalho em direção a uma economia de baixa emissão de carbono?" e "Ajudando os jovens a ter um ingresso estável no mercado de trabalho".

OCDE - A OCDE é uma organização intergovernamental de 30 países membros comprometidos com a democracia e a economia de mercado.Fundada em 1961, constitui um fórum multilateral de discussão, desenvolvimento, e reforma de políticas económicas e sociais, tanto a nível nacional como internacional. O objetivo principal da da OCDE é promover políticas que assegurem o crescimento econômico sustentável e o emprego, qualidade de vida e a liberalização do comércio.

Leia aqui a íntegra do discurso do ministro Carlos Lupi.

Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537 - acs@mte.gov.br






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas