Início
Aqui, brasileiros e brasileiras que pensam em sair do país para viver na Europa, especialmente na Espanha ou em Portugal, encontram informações sobre como migrar de maneira segura, cientes dos seus direitos e responsabilidades no exterior. Ao conhecer um pouco mais da realidade no país de destino você estará melhor preparado(a) para tomar uma decisão consciente sobre a viagem.
A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que 214 milhões de migrantes estejam distribuídos em todo o mundo, vivendo fora do seu país por diferentes razões. Os brasileiros representam uma parcela significativa desse número: mais de dois milhões vivem no exterior. Em Portugal, somos a maior comunidade de estrangeiros: 25% de todos os migrantes oficialmente registrados no país1. Na Espanha, os brasileiros oficialmente registrados já ultrapassam 65 mil2.
Com o atual cenário de crise econômica na Europa, o número de empregos e o valor dos salários na Europa foram reduzidos. Adicionalmente, as leis de imigração dos países europeus regularmente sofrem alterações.
Informações atualizadas sobre a União Europeia, incluindo direitos e deveres dos cidadãos e dos migrantes, estão reunidas neste site.
1 Instituto Nacional de Estatística (INE) – Portugal, 2011.
2 Ministério de Emprego e Seguridade Social – Espanha, 2013.