Trabalho e segurança
Se você recebeu uma proposta de emprego, se informe a respeito das condições de trabalho e da sua situação migratória. Antes de viajar, entre em contato com o consulado do país escolhido no Brasil para verificar a regularidade do contrato de trabalho. Existem muitos convites que resultam em situações de risco.
Há casos de brasileiros e brasileiras que foram vítimas de tráfico e exploração: quando chegam no exterior, descobrem que o trabalho prometido não corresponde às promessas feitas no Brasil. Existem também casos de casamentos que se transformaram em trabalho forçado ou privação de liberdade, bem como de trabalhos desumanos, ameaças físicas e até mesmo prostituição forçada. Além disso, em alguns casos, seus passaportes são retidos, o que é ilegal.
Os migrantes em situação irregular estão mais vulneráveis a esses riscos: explorados, têm medo de serem expulsos ao denunciar o agressor à polícia, gerando um ciclo de medo e vulnerabilidade.
Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT)1, existem 2,45 milhões de vítimas de tráfico de pessoas no mundo, utilizadas para trabalho escravo ou exploração sexual4.
1Organização Internacional do Trabalho (OIT), 2005.